Notícias

Recomendações Aos Profissionais e Serviços De Saúde Para Contenção Da Transmissão Do Sars-cov-2

Nota Técnica COES MINAS COVID-19 Nº 40/2020 – 21/05/2020

Observação inicial: A pandemia por COVID-19 é uma situação emergente e em rápida evolução, o Centro de Operações de Emergência em Saúde e o Centro Mineiro de Controle de Doenças e Pesquisa de Vigilância em Saúde (CMC) continuará fornecendo informações atualizadas à medida que estiverem disponíveis. As orientações podem mudar de acordo com novas condutas recomendadas pelo Ministério da Saúde, Orgãos Internacionais e avanços cientificos

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO
    O vírus da COVID-19, o SARS-CoV-2, é transmitido por gotículas de saliva e secreção e tem alto índice de transmissibilidade. Acomete mais gravemente, idosos e portadores de comorbidades, notadamente, aqueles com doenças dos aparelhos cardiovascular e respiratório, diabetes, hipertensão e imunossupressão.

    Pacientes sintomáticos, principalmente com febre, tosse e/ou falta de ar são os com maior potencial de transmissibilidade, devido à tosse e secreções. Entretanto, pessoas infectadas podem ser transmissoras, ainda que permaneçam assintomáticas.

    Estudos realizados pelo National Institutes of Health, CDC, UCLA e Princeton University, no The New England Journal of Medicine, identificaram por meio de testes experimentais que o vírus permanece em aerossóis por até três horas, em cobre por até quatro horas, em papelão por até 24 horas, e em plástico e aço inoxidável em média por dois a três dias.

Leia o conteúdo na íntegra:

Copyright © 2017 - AMECI