Notícias

Orientações para a prevenção e o controle das infecções pelo novo coronavírus (sars-cov-2) em procedimentos cirúrgicos

NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 06/2020

INTRODUÇÃO

O mundo está passando por um período sem precedentes durante a pandemia da COVID-19. Essa pandemia está interferindo em todos os aspectos da vida cotidiana, com implicações de longo alcance, especialmente na área da saúde.

A prática cirúrgica foi afetada diretamente pela suspensão de procedimentos eletivos e pela priorização de cirurgias de urgência e emergência, objetivando a reserva de leitos para pacientes com infecção respiratória, principalmente em unidades de terapia intensiva. Assim, o planejamento para a manutenção e retomada dos procedimentos cirúrgicos, de forma geral, deve ser baseado em novos protocolos e novas práticas para prevenção e controle da transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2) dentro dos serviços de saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) continua a monitorar as informações nacionais referentes ao SARS-CoV-2 e, em parceria com diversos especialistas de notório saber de todo país, apresenta neste documento informações atualizadas para apoiar a tomada de decisão durante a prática Peri operatória nesse período de pandemia da COVID-19.

As informações apresentadas nesta Nota Técnica são baseadas em evidências científicas produzidas até o momento, por isso podem ser modificadas a qualquer tempo, desde que surjam novas evidências conclusivas ou que a situação epidemiológica da COVID-19 seja alterada em nosso país.

É importante destacar que os profissionais de saúde ou os serviços de saúde brasileiros podem implementar ações de prevenção e controle mais rigorosas que as definidas nesta Nota Técnica, a partir de uma avaliação caso a caso, segundo a sua realidade local e a disponibilidade de recursos.

Leia a nota na íntegra:

(Fonte: Anvisa)

Copyright © 2017 - AMECI