Notícias

Notificação dos Indicadores Nacionais das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e Resistência Microbiana (RM) – 2021

NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/Anvisa Nº 01/2021
Publicada em 19 de janeiro de 2021
Atualização 1: 29 de janeiro de 2021

  1. APRESENTAÇÃO

    A Anvisa, por meio da Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde – GVIMS, da Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde – GGTES, coordena o Sistema Nacional de Vigilancia Epidemiológica das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde – IRAS e Resistência Microbiana – RM. A notificação dos dados de IRAS e RM desse sistema é realizada por meio de formulários eletrônicos FormSus/Datasus/MS, com exceção dos estados de São Paulo, Paraná e Amazonas, que possuem sistemas próprios para coleta de dados.

    Os formulários de notificação de indicadores nacionais destinam-se à notificação mensal de dados sobre infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) que ocorrem nas unidades de terapia intensiva (UTI) adulto, pediátrica e neonatal, assim como nos centro-cirúrgicos/centro-obstétricos do país.

    Esses formulários são revisados anualmente para adequações e melhorias necessárias do sistema nacional de vigilância epidemiológica das IRAS.

    Para elaboração dos formulários de 2021 foram consideradas as sugestões recebidas pela GVIMS no decorrer do ano de 2020 que foram encaminhadas pelas Coordenações Estaduais de Controle de Infecção Hospitalar – CECIHs, Coordenação Distrital de Controle de Infecção Hospitalar – CDCIH, Coordenações Municipais de
    Controle de Infecção Hospitalar – CMCIHs. Essas sugestões foram analisadas pela equipe da GVIMS e discutidas com os componentes da Câmara Técnica de Resistência Microbiana – CATREM.

    Leia a nota técnica na íntegra:

Copyright © 2017 - AMECI