Notícias

Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar

O dia 15 de maio foi instituído como o Dia Nacional do Controle da Infecção Hospitalar pela Lei nº 11.723, de 23 de junho de 2008.

Este é um trabalho muito importante para o país e que precisa ser valorizado todos os dias do ano, mas deve receber ainda maior destaque neste dia 15 de maio.

Infecção Hospitalar é a infecção adquirida após a admissão do paciente na unidade hospitalar e pode se manifestar durante a internação ou após a alta. Pela sua gravidade e aumento do tempo de internação do paciente, é causa importante de morbidade e mortalidade, caracterizando-se como problema de saúde pública.

Prevenção:

A forma mais simples e efetiva de evitar a transmissão de infecções em ambiente hospitalar é a higienização de mãos. Pode ser por meio de higienização com água e sabão ou por meio de fricção com álcool 70%. Essa recomendação vale tanto para profissionais de saúde quanto para visitantes e também pacientes.

A AMECI parabeniza todos os profissionais que tem se dedicado diariamente para proteger a saúde da população promovendo ações de prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e da resistência microbiana aos antimicrobianos.

Copyright © 2017 - AMECI