top of page

A associação

HISTÓRIA

A AMECI – Associação Mineira de Epidemiologia e Controle de Infecções, instituição civil sem fins lucrativos, iniciou suas atividades no final da década de 80, integrando o movimento nacional de conscientização e mobilização dos profissionais de saúde quanto à necessidade de ações sistematizadas de prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde.

 

Participou ativamente das discussões da legislação referente à área, da capacitação de profissionais em diferentes pontos do Estado e do apoio na estruturação de equipes de controle de infecções em várias instituições de saúde.

São mais de 32 anos desde sua fundação. Neste período, a saúde passou por profundas mudanças, com reflexos na área da Epidemiologia Hospitalar e do Controle de Infecções relacionadas à Assistência à Saúde.

 

Hoje, há que se atuar em uma realidade extremamente dinâmica; com serviços de alta complexidade, mudanças no perfil dos pacientes, resistência aos antimicrobianos, tecnologia de ponta, informatização, intensa produção científica e busca pela excelência na qualidade assistencial.


Neste contexto, a AMECI reafirma seu compromisso: atuar como fórum permanente de discussão e apoio aos profissionais da área.

 

GESTÃO

Dentre as principais propostas da gestão 2023-2024, destacam-se as seguintes:

  • Captação de parceiros.

  • Associação com entidades promotoras de Eventos (Simpósios, Congressos, Conferências) e de Cursos de Especialização em Prevenção e Controle de Infecções Associadas à Assistência à Saúde proporcionando descontos ao associado.

  • Descontos em eventos relacionados ao controle de infecções.

  • Reuniões científicas, com discussão de temas atuais e relevantes, promovendo a integração dos profissionais atuantes na área de prevenção e controle de infecção bem como a socialização dos associados.

  • Oferta de Diretrizes e Artigos científicos em Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde para os sócios, além de aulas relativas aos principais temas da área.

CONHEÇA OS MEMBROS DA DIRETORIA – GESTÃO 2023-2024

DIRETORIAS DAS GESTÕES ANTERIORES

bottom of page