A associação
HISTÓRIA
A AMECI – Associação Mineira de Epidemiologia e Controle de Infecções, instituição civil sem fins lucrativos, iniciou suas atividades no final da década de 80, integrando o movimento nacional de conscientização e mobilização dos profissionais de saúde quanto à necessidade de ações sistematizadas de prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde.
Participou ativamente das discussões da legislação referente à área, da capacitação de profissionais em diferentes pontos do Estado e do apoio na estruturação de equipes de controle de infecções em várias instituições de saúde.
São mais de 32 anos desde sua fundação. Neste período, a saúde passou por profundas mudanças, com reflexos na área da Epidemiologia Hospitalar e do Controle de Infecções relacionadas à Assistência à Saúde.
Hoje, há que se atuar em uma realidade extremamente dinâmica; com serviços de alta complexidade, mudanças no perfil dos pacientes, resistência aos antimicrobianos, tecnologia de ponta, informatização, intensa produção científica e busca pela excelência na qualidade assistencial.
Neste contexto, a AMECI reafirma seu compromisso: atuar como fórum permanente de discussão e apoio aos profissionais da área.
GESTÃO
Dentre as principais propostas da gestão 2023-2024, destacam-se as seguintes:
-
Captação de parceiros.
-
Associação com entidades promotoras de Eventos (Simpósios, Congressos, Conferências) e de Cursos de Especialização em Prevenção e Controle de Infecções Associadas à Assistência à Saúde proporcionando descontos ao associado.
-
Descontos em eventos relacionados ao controle de infecções.
-
Reuniões científicas, com discussão de temas atuais e relevantes, promovendo a integração dos profissionais atuantes na área de prevenção e controle de infecção bem como a socialização dos associados.
-
Oferta de Diretrizes e Artigos científicos em Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde para os sócios, além de aulas relativas aos principais temas da área.
CONHEÇA OS MEMBROS DA DIRETORIA – GESTÃO 2023-2024
-
Diretoria 2021 - 2022Diretor Presidente Hoberdan Oliveira Pereira Diretor Vice-presidente Guilherme Augusto Armond Diretor Administrativo Bráulio Roberto Gonçalves Marinho Couto Diretor Financeiro Marcelo Silva de Oliveira Diretor de Comunicação e Marketing Leandro Curi de Lima e Sousa Diretor de Assuntos Acadêmicos Carlos Ernesto Ferreira Starling Diretor Científico Estevão Urbano Silva Conselho fiscal Livia Rabelo Conselho fiscal André Luiz Alvim
-
Diretoria 2019 - 2020Diretor Presidente Guilherme Augusto Armond Diretor Vice-presidente Hoberdan Oliveira Pereira Diretor Administrativo Bráulio Roberto Gonçalves Marinho Couto Diretor Financeiro Marcelo Silva de Oliveira Diretor de Comunicação e Marketing Ana Luísa Silva Bernardes Diretor de Assuntos Acadêmicos Maria Luiza Barbosa Peixoto Diretor Científico Estevão Urbano Silva Conselho fiscal Adelino de Melo Freire Júnior Hyllo Baeta Marcello Junior
-
Diretoria 2017 - 2018Presidente Guilherme Augusto Armond Diretor Vice-presidente Marcelo Silva de Oliveira Diretor Administrativo Silvana Maria Gomes Barros Diretor Financeiro Hoberdan Oliveira Pereira Diretor de Comunicação e Marketing Camilla Oliveira Luz Pinto Diretor Comercial Écila Campos Mota Diretor Educacional Adriana Cristina de Oliveira Diretor Social Síntia de Souza Evangelista Diretor de Assuntos Profissionais Bráulio Roberto Gonçalves Marinho Couto Conselho Fiscal 1. Rafaela Oliveira França 2. André Luiz Silva Alvim 3. Vivian de Pinho Utsch Lima Berlini