Notícias

Insuficiência renal aguda associada a alterações neurológicas de etiologia a esclarecer

Nota Técnica aos Profissionais de Saúde
Emergência em Saúde Pública

Insuficiência renal aguda associada a alterações neurológicas de etiologia a esclarecer
Janeiro de 2020

Em 30 de dezembro de 2019, o CIEVS Minas foi notificado da ocorrência de um caso de insuficiência renal aguda com alterações neurológicas de etiologia a esclarecer de paciente internado em hospital privado de Belo Horizonte. Em 31 de dezembro foi notificado um segundo caso com a mesma sintomatologia, internado em hospital de Juiz de Fora.

A partir dessas notificações foi desencadeada uma investigação conjunta do CIEVS Minas / CIEVS BH com o objetivo de esclarecimento diagnóstico e busca de novos casos.

Até 06/01/2020 foram notificados 7 casos suspeitos com o início de sintomas mais precoce datando de 19/12/2019.

Os dados iniciais mostraram que 100% dos pacientes são do sexo masculino, mediana de idade 49 anos (23 a 76 anos), 5 residentes em Belo Horizonte, 1 em Ubá e 1 em Nova Lima; 6 deles internados em hospitais da região metropolitana de Belo Horizonte e 1 em Juiz de Fora.

A média de dias entre início dos primeiros sintomas e a internação foi de 2,5 dias. Todos com insuficiência renal aguda de rápida evolução (até 72 horas) e alterações neurológicas centrais e periféricas.

Exames laboratoriais estão sendo realizados na Fundação Ezequiel Dias (FUNED) para pesquisa de Arboviroses, Febres Hemorragicas, Infecções bacterianas e fungicas sistêmicas, Doenças Neurolinvasivas, intoxicações exógenas, dentre outras.

A partir da análise inicial elaborou-se Nota técnica com orientações para vigilância do agravo inusitado.


• Leia a nota técnica na íntegra
: clique aqui

Leia também:

Nota técnica da Secretaria de Vigilância em Saúde (Ministério da Saúde): clique aqui

Nota técnica N°1/COES-MG – Orientações Aos Profissionais de Saúde para Prevenção e Controle de Intoxicação Exógena por Dietilenoglicol: clique aqui

Nota técnica N°1/COES-MG de 10/01/2020: clique aqui

(Fonte: SES/MG)

Copyright © 2017 - AMECI