Notícias

AMECI lança manual de recomendações e boas práticas e manejo de cateter vascular periférico

A AMECI lança o Manual de Recomendações para boas práticas e manejo de cateter vascular periférico (CVP) em terapia intravenosa.

Introdução:

A terapia intravenosa é amplamente utilizada em serviços de saúde, particularmente por meio de cateteres venosos periféricos (CVP). Eventos adversos infecciosos e não infecciosos relacionados ao seu uso são passíveis de ocorrer em grande incidência se medidas preventivas não forem efetivas. Destaca-se como principais eventos: hematoma, trombose, flebite, tromboflebite, infiltração, extravasamento, infecção do sítio de inserção do cateter, extravasamento de solução e bacteremia relacionada ao cateter. A ocorrência destes eventos pode ser atribuída a uma série de fatores, como o tipo de cateter selecionado, o preparo do local de inserção, o tipo de infusão, a técnica de inserção, o tempo de permanência do cateter, o tipo de curativo e o local de inserção do cateter.
A AMECI reconhece a importância do cuidado seguro com o manejo do cateter vascular periférico e recomenda as boas práticas baseadas em evidências.


Assuntos abordados:

– Higienização das mãos

– Seleção do CVP

– Seleção do Sítio de Inserção

– Preparo da Pele

– Estabilização do CVP

– Proteção da Pele e do Cateter (Coberturas)

– Manutenção do Cateter

– Cuidados com o Sítio de Inserção

– Remoção do Cateter

 

Baixe o Guia gratuitamente – clique aqui

Copyright © 2017 - AMECI