Notícias

A AMECI apoia a campanha “Prevenir a infecção é salvar vidas” da AMIB

7 de setembro de 2015

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB lançou a campanha nacional “Prevenir a infecção é salvar vidas”, que busca o envolvimento de profissionais, familiares e visitantes hospitalares na redução da infecção nas Unidades de Terapia Intensivas – UTIs.

A campanha define 7 Pontos Chaves para a prevenção: Higienização das mãos; Vigilància Epidemiológica; Uso Racional de Antimicrobianos; Limpeza do Ambiente; Uso das Precauções de Contato; Educação Contínua dos Profissionais e Rastreio e Isolamento dos Casos.

Dr. Fernando Dias, presidente da AMIB, afirmou em matéria sobre a divulgação da campanha no XVIII Congresso de Terapia Intensiva do Estado do Rio de Janeiro e publicada no site da instituição que “os índices de infecção nos hospitais brasileiros são preocupantes e esse quadro se agrava quando os pacientes estão internados nas unidades de terapia intensiva. Os dados nacionais indicam que cerca de 60% dos pacientes em ambiente de cuidados intensivos têm infecção e que 70% recebem tratamento com antibióticos em algum momento de sua permanência, sendo que a mortalidade global dos pacientes que desenvolvem infecções nas UTIs brasileiras é de 40%”.

Na mesma matéria, o coordenador da Campanha, o médico intensivista Dr. Thiago Lisboa, explicou que “a mortalidade associada à infecção no ambiente de cuidados intensivos é bastante variável, mudando de acordo com o tipo de UTI, tipo de hospital e diferentes regiões do Brasil” e completou: “o que se deve verificar nos diferentes cenários é um risco maior em pacientes que desenvolvem infecções adquiridas nos hospitais ou em UTIs, em comparação aos pacientes sem essa complicação. O impacto desse aumento pode ser na ordem de duas ou três vezes mais”.

Material Informativo

A Campanha traz três cartilhas, que estão sendo distribuídas em todas as UTIs do Brasil: uma para o profissional Médico, com conteúdo técnico da abordagem dos 7 Pontos Chaves da Prevenção da Infecção; para o Profissional de UTI – Equipe Multidisciplinar, apresenta o como aplicar os 7 Pontos Chaves e para o Familiar, que traz uma abordagem técnica, porém enfatiza a importância da higienização das mãos e outras formas de prevenir a infecção na visita ao familiar internado.

Saiba mais sobre a Campanha e as cartilhas, clique aqui.

Copyright © 2017 - AMECI